Cabelo black power e empoderamento

18:35:00

Nossa sociedade está passando por um momento de algumas transformações quando o assunto é empoderamento. Mas afinal, o que significar "empoderar"? Segundo o Aurélio, empoderar é o mesmo que apoderar:

apoderar
a.po.de.rar
(a1+poder+ar2) vpr 1 Meter-se na posse de, senhorear-se: A saudade apoderou-se dele. 2 Deixar-se possuir: Ele apoderou-se de uma grande admiração por Euclides.

Empoderar-se, é ser livre para fazer suas escolhas sem se importar com o que a sociedade vai dizer ou pensar. Faz alguns anos que decidi fazer o que quero com o meu cabelo, tudo começou quando uma galera do Capão Redondo se reuniu e criou o "Raiz Coral" inspirado na música gospel americana e que em 2004 fez o maior sucesso com suas integrantes negras, com black power e loiras, aquilo foi um choque pra muita gente e inclusive pra mim, que comecei então a ver a beleza que o cabelo crespo tem. Pra chegar até hoje foi um longo processo, usei cabelo alisado por algum tempo mas a sementinha de quem eu realmente sou foi plantada, e aquilo começou a me incomodar cada vez que usava chapinha ou química. Eu não estou dizendo que você não pode usar seu cabelo alisado, se isso te faz feliz e não somente porque a sociedade vai te aceitar melhor, então você também é empoderada.
Empoderar-se faz bem, a partir do momento que você se sente assim também empodera outras pessoas pois torna-se uma referência, e isso se torna um movimento que traz grandes mudanças para a vida de muita gente. Lembro-me de inúmeras vezes que meninas me falavam que não tinham coragem de assumir o cabelo crespo mas que após ver o meu, começaram o processo ou aquelas que mesmo não tendo o cabelo crespo e sendo brancas, loiras, orientais, ruivas ou morenas elogiam e admiram, e usam essa dose de coragem para outras áreas de suas vidas.

Empoderar-se não é agir com rebeldia, mas é tomar posse daquilo que é seu!


 





Espero que tenham curtido o post, deixe seu comentário ou compartilhe com aquela amiga que precisa de uma dose de empoderamento!

Beijos

Você também pode gostar de...

0 comentários