Desfile de moda sustentável no Metrô de São Paulo

17:05:00

Olá estilosos, tudo bem?

Ontem dia 16/06 aconteceu um desfile mega bacana em comemoração ao Dia do Meio Ambiente no Metrô de São Paulo, que foi feito em parceria do Metrô com o Instituto Socioambiental Plastivida. As roupas usadas no desfile foram feitas pela artista plástica, designer e estilista Consuello Matroni, que esse ano comemora 40 anos de carreira. Consuello trabalhou com materiais como cd's, chapas de raio x, embalagens de produtos e outros. O objetivo desse desfile foi conscientizar os usuários do metrô sobre a importância da reciclagem e mostrar que podemos fazer coisas incríveis e inusitadas com uma boa dose de criatividade com poucos recursos, ajudando a natureza.
O que mais gostei além das roupas, foi o formato desse desfile que teve total interação com o público, tive a oportunidade de acompanhar a modelo Edivânia e fizemos alguns trajetos entre estações, ela desfilou nos vagões e causou muita curiosidade no público com o vestido feito com embalagem de ração de gatos. Além disso todas as meninas eram muito simpáticas e receptivas, o que deixou essa ação ainda mais interessante, tirando o distanciamento que a moda muitas vezes causa entre as pessoas, foi muito acessível e quem esteve presente conseguiu tirar fotos e até mesmo tocar nas peças.
 A riqueza de detalhes e a modelagem permitem que esses looks sejam usados em festas e eventos que permitam um visual mais criativo, e também é algo que tem a cara do Brasil, pois o trabalho artesanal é muito forte em nosso país e agrega valor a peça.


Vestido confeccionado com embalagem de ração de gatos

Essa imagem representa muito o que acredito, a moda não é apenas roupas mas representa uma ideia, um conceito, um estilo de vida.

A moda vem passando por diversas discussões a respeito da sustentabilidade, e já passou da hora de avaliarmos o que estamos fazendo com o nosso consumismo. Imaginem que para produzir uma camiseta são necessários 2.495 litros de água, uma calça jeans 9.982 litros e um par de sapatos 8.547 litros de água, além do trabalho escravo que ainda existe e é muito preocupante. Particularmente tenho repensado minha forma de consumo e buscado alternativas que me façam contribuir para um mundo melhor.
Recentemente a atriz Ema Watson usou um vestido sustentável no baile de gala do MET que foi feito pela Calvin Klein e Eco Age, ela é ativista e aproveitou a oportunidade para chamar a atenção para o assunto, o tecido do vestido foi feito com garrafas PET, o que mostra que é possível unir estilo, elegância e sustentabilidade.


Ema Watson com vestido feito de garrafas pet

 Fiquei impressionada com os detalhes desse vestido! As peças foram furadas e recortadas uma a uma, além de criarem esse efeito degradê maravilhoso!


Com a Consuello e as modelos 

E também teve seguidora do Estilosos no Metrô, a Luciélida que curti muito conhecer!

Alguns outros modelos que encontrei nas redes sociais da Consuello:




Incrível né gente?! Fiquei impressionada e as peças da Consuello são diferentes de tudo o que já vi a respeito de moda sustentável.

Também fiz um vlog pra mostrar tudo o que rolou!



E é claro que eu não poderia deixar de agradecer a algumas pessoas importantes e fundamentais nesse evento :  Fernando Moreno e Marcos Borges da Gerência de Operações do Metrô que me fizeram o convite para estar lá, ao Walter Aragão da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade que falou um pouquinho sobre essa ação no vídeo, ao Carlos Alberto Soares da Assessoria de Imprensa do Metrô e a toda equipe que estava envolvida dando um suporte para esse evento incrível acontecer! 

Um beijo e até o próximo post!

Você também pode gostar de...

1 comentários