Eu vivi para ver negros e gordos na SPFW

12:02:00

A maior e mais importante semana de moda do Brasil a SPFW, nesta edição intitulada como "SPFWTRANSN42", veio com esse nome para trazer transformações que realmente estão chegando. Uma delas é a possibilidade de encontrar as peças desfiladas à venda logo após os desfiles, o que é já é realidade lá fora e também aconteceu na última edição da Casa de Criadores, mas não parou somente por aí. A marca LAB do rapper Emicida e seu irmão Evandro Fióti, marcou história na moda brasileira com um casting incrível com muitos modelos negros e três modelos gordos quebrando os esteriótipos da passarela, e entre os modelos estavam Seu Jorge e Ellen Oléria.
Com direção criativa do estilista João Pimenta, as peças tiveram inspirações orientais e africanas, que trouxeram um resultado muito bacana com peças em modelagens amplas e pegada minimalista em cores como preto, branco e vermelho, com frases e palavras que também trazem o empoderamento negro, é a rua invadindo a passarela. A coleção foi inspirada na história de Yasuke, o escravo negro que virou samurai e refletindo cheguei à conclusão de que nós negros somos como Yasuke, que com nossa resistência e resiliência, nos transformamos para viver em uma sociedade tão excludente e preconceituosa.
Esse desfile representa bem o momento em que o mundo está vivendo, aquela moda que não contempla a maioria e é vista como inacessível não surpreende mais, cansamos de não sermos representados não só na moda, mas em diversas esferas da sociedade, e esse é o momento de uma grande revolução que está nos fazendo refletir e valorizar o que somos e como somos. Que esse desfile possa ser tão marcante e inspirador para que o mercado da moda entenda que não precisam existir marcas especializadas em plus size, mas sim marcas que pensem em todos os tipos de corpos e tamanhos. Muitas marcas menores tem batalhado por isso, mas quando alguém influente como o Emicida entra em cena dá forças aos gritos daqueles que não são vistos pela mídia.
E pra finalizar, deixo uma frase que postei ontem no meu facebook que resume tudo isso: "Nem sempre o mais experiente ou inteligente vai mudar o mundo em que vive, mas sim aquele que tem sensibilidade e consegue entender a necessidade do próximo." (by Natália Nascimento rs!)
O primeiro desfile da LAB na SPFW fez o que muitos estilistas renomados jamais fizeram ou fariam.





























Você também pode gostar de...

1 comentários